Medicamentos prescritos, produtos à base de plantas não se misturam

Produtos à base de plantas e medicamentos prescritos nem sempre são uma boa combinação.

Esta é a conclusão de um novo estudo que lança mais luz sobre quais remédios fitoterápicos devem enviar uma bandeira vermelha para pessoas que tomam certos medicamentos.

Além dos efeitos colaterais perigosos, os produtos à base de plantas podem afetar a eficácia dos medicamentos, disseram os pesquisadores.

Suas descobertas foram publicadas em Jornal Britânico de Farmacologia Clínica.

A análise avaliou 49 relatos de casos e dois estudos observacionais.

Neles, os pesquisadores registraram 15 casos de efeitos colaterais de medicamentos. A maioria dos pacientes tinha câncer. Estavam tomando agentes alquilantes e/ou inibidores de quinase, como bussulfano, temozolomida e gefitinibe.

Outros tinham doenças cardiovasculares e estavam em uso de varfarina ou fizeram um transplante de rim e estavam tomando ciclosporina.

Algumas das substâncias mais problemáticas são produtos à base de plantas amplamente conhecidos, como sopas e ginkgo biloba.

De acordo com o relatório, plantas como sálvia, linhaça, cranberry, goji berry, camomila e chá verde podem interagir com alguns medicamentos cardiovasculares e causar sangramento.

Remédios de ervas como QR e Mentat, usados ​​para tratar artrite e raiz de aipo, usados ​​para tratar a menopausa, exacerbaram a depressão em alguns casos.

Os pesquisadores também notaram uma associação entre um paciente tomando fenitoína ou ácido valpróico que teve uma convulsão.

Dos relatos de casos avaliados, os pesquisadores disseram que as interações planta-droga eram prováveis ​​para 51% dos incidentes.

Em 37 por cento, as interações de plantas eram possíveis que eram muito prováveis. Em 4% dos casos, a interação foi duvidosa.

Não deixe os médicos no escuro

No geral, os autores alertam que as pessoas que tomam suplementos de ervas como Ginkgo biloba, Panax ginseng, erva de São João e chá verde devem consultar seu médico para determinar se os suplementos podem causar uma interação com os medicamentos prescritos.

Segundo os pesquisadores, causar tais eventos nocivos causa a não detecção do uso da planta.

"A recusa deliberada dos pacientes em divulgar seu uso de medicamentos fitoterápicos aos médicos levou a relatórios insuficientes de interações medicamentosas e fitoterápicas clinicamente relevantes", escreveram os autores.

A pregled no ano passado no The Journal of Alternative and Complementary Medicine (JACM) comparou o uso de fitoterápicos entre 171 mulheres latino-americanas e não latino-americanas.

Destes, 89% dos hispânicos usaram a droga em comparação com 81% dos não hispânicos.

De acordo com o estudo, menos de uma em cada seis mulheres latino-americanas - e um terço das mulheres brancas - discutiu o uso do produto com seus médicos.

"Verificar plantas e medicamentos para interação é muito importante e você deve conversar com seu médico e farmacêutico sobre possíveis interações", disse ele. Amy Gorin, MS, RDN, nutricionista da região de Nova York.

Para descobrir se seus suplementos de ervas podem ser prejudiciais à sua saúde, dê uma olhada neste Banco de dados abrangente de remédios naturais ili Verificando as interações medicamentosas, Gorin aconselhou.

CVS As farmácias também têm uma verificação on-line de interação medicamentosa que pode ser útil, de acordo com Tammy Lakatos Vergonha e Lyssie Lakatos, nutricionistas de Nova York.

Quando as plantas machucam

Aqui estão alguns produtos à base de plantas que são conhecidos por causar efeitos colaterais com certos medicamentos prescritos:

  • Fenacho. As pessoas que têm diabetes devem tomar cuidado com esta planta, observou Gorin. “Isso pode diminuir muito o açúcar no sangue e afetar alguns medicamentos para diabetes”, disse ela. “E se você estiver tomando um anticoagulante (que ajuda a retardar a coagulação do sangue), como a varfarina, pode ser uma combinação perigosa, porque os hambúrgueres também podem retardar a coagulação do sangue”.
  • Melatonina. Não misture isso com sedativos como benzodiazepínicos, narcóticos e alguns antidepressivos. A melatonina deixa você cansado, enquanto os sedativos também deixam você sonolento. "Você também deve evitar tomar melatonina se estiver tomando anticoagulantes como Coumadin, pois a melatonina pode retardar a coagulação do sangue, aumentando suas chances de sangramento e hematomas", disseram Lakatos e Lakatos Shames.
  • São João. Não misture com antidepressivos, pois isso pode causar um aumento da serotonina em seu corpo, o que pode levar a convulsões e rigidez muscular. Não tome se você estiver tomando anticoncepcional ou tomando sangue, disseram os pesquisadores.
  • Ginkgo biloba. Tenha cuidado se você tomá-lo com suplementos de óleo de peixe, ibuprofeno, naproxeno ou aspirina. Embora os medicamentos sejam vendidos sem receita médica, todos eles afinam o sangue e podem aumentar o risco de sangramento. Ginkgo biloba retarda a coagulação do sangue e também pode causar sangramento.
  • Echinacea. Tenha cuidado se estiver tomando isso enquanto estiver tomando prednisona. A equinácea estimula o sistema imunológico, enquanto a prednisona esteróide diminui o sistema imunológico, de modo que eles se misturam, disseram Lakatos e Lakatos Shames.
  • Schisandra. De acordo com Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, se tomar esta erva e este medicamento, a quantidade de medicamento no seu corpo pode aumentar e os efeitos do medicamento podem tornar-se demasiado fortes.

“Achamos que muitas pessoas não estão cientes de que algumas ervas funcionam com drogas porque veem as ervas naturalmente e sem possíveis efeitos colaterais”, disseram Lakatos e Lakatos Shames. “A maioria das pessoas não percebe que os medicamentos são feitos de ervas e, se você os misturar com outros medicamentos, pode haver consequências perigosas”.